As duas regras de ouro parte II

No último post, comentamos sobre a retirada de carboidratos, especialmente o pão, no tratamento para emagrecer. Vale ressaltar que emagrecer (perder gordura) e perder peso (perder gordura, musculatura, água..) são coisas bem distintas. Mas isso é assunto para os próximos posts…rs


Hoje vamos falar da segunda receita popular “infalível”: A RETIRADA DO JANTAR!????
Muitas pessoas acreditam que retirando o jantar do cardápio vão conseguir emagrecer mais facilmente!

Mas será que essa conduta é eficiente para perder gordura ( lembrar da diferença entre emagrecimento e perda de peso citado no início desse post☝?)?

Na realidade se formos analisar que retirando uma refeição diária, estamos diminuindo o consumo energético e consequentemente favorecendo o balanço energético negativo, pode apresentar um resultado na perda de peso. No entanto, temos que pensar que fatores como idade, prática de exercício físico, sexo, hábitos de vida e horários para acordar e dormir influenciam muito na implantação desta rotina.

Atletas e praticantes de atividade física, em especial crianças, adolescentes, devem evitar essa conduta uma vez que a reparação dos tecidos, crescimento e hipertrofia, se dão principalmente no período de sono profundo. Se tirarmos os substratos necessários para esses processos, podemos ter queda de performance, aumento de lesões, dificuldade para hipertrofiar e até mesmo afetar o crescimento.

Além desses fatores, o jejum prolongado pode ser interpretado pelo organismo como uma agressão e desencadear algumas reações para minimizar esse “dano”, como absorver os alimentos com maior eficiência e maximizar os processos metabólicos, afim de poupar energia.

Quando entramos em aspectos psicológicos, essa conduta fica cada vez mais difícil de ser aplicada, podendo gerar episódios de compulsões alimentares no período noturno, culpa e abandono do tratamento. Isso ocorre com muita frequência com pessoas que dormem muito tarde ou trabalham de madrugada.
Por isso vamos voltar a velha e sábia frase: FAZ O SIMPLES QUE FUNCIONA!!!
Procure orientação de um nutricionista para verificar qual a estratégia de emagrecimento mais adequada para vc!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos Ajudar?
Precisa de Ajuda?
Powered by